Responsáveis

                                                     Mestre Jurubeba


      Iniciou capoeira aos 11 anos em Ribeirão Preto (SP), junto ao grupo Cativeiro, sob orientação do mestre Miguel Machado. Aos 12 anos interrompe treinos devido à queda de um cavalo, retornando à capoeira aos 18 anos de idade, também no grupo Cativeiro de Ribeirão Preto, sob orientação do professor Pigmeu e, posteriormente, do Professor Paulinho. No ano seguinte muda-se para São Paulo para cursar Física na Universidade de São Paulo (USP), onde treina por dois anos consecutivos sob orientação do mestre Gladson. Na USP teve os primeiros contatos com capoeira Angola através dos mestres João Pequeno, João Grande, Bobó e Canjiquinha, em workshops promovidos pelo mestre Gladson no Centro Esportivo da USP. Em 1990 muda-se para São Carlos em razão de um pedido de transferência para a USP de lá.
       Em 1991 inicia treinos de capoeira no ginásio de esportes da Universidade Federal de São Carlos, coordenados pelo professor Beto. Nessa época conhece o mestre Pé de Chumbo, e em 1992 matricula-se na Academia de João Pequeno de Pastinha, Centro Esportivo de Capoeira Angola, sob orientação do mestre Pé de Chumbo, com quem desenvolve aprendizados até o momento. Ficou afastado nos anos de 1998 a 2000 devido a um estágio de pós-doutoramento no País de Gales, onde desenvolveu treinos com alguns amigos em um centro comunitário.
        Retorna a São Carlos em 2000, permanecendo até junho de 2003, quando vai para a UNESP de Presidente Prudente em vista do desenvolvimento de um projeto de pesquisa. Em 2003, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente, participa do projeto Talento Olímpico Solidário. Esse projeto promovia cidadania através do atletismo para 23 adolescentes na faixa etária de 12-19 anos de bairros da periferia de Presidente Prudente. Estes alunos, além dos treinos na pista de atletismo, passavam a tarde na universidade tendo aulas de reforço em português, física e matemática, além de cursos de computação e atividades culturais.
        A parte cultural foi oferecida através do trabalho de capoeira Angola, que posteriormente foi aberto a alunos de graduação em um gramado em frente ao ginásio de esportes da UNESP de Presidente Prudente, nos anos de 2003 a 2006. Em 2008, na Universidade Federal de São Carlos, campus de Sorocaba, participa da atividade de Extensão intitulada “Adolescentes Jogando e Dançando com a Cidadania”, visando contribuir para o desenvolvimento pessoal e social de adolescentes em idades de risco, abordando temas como a cidadania, participação social e cuidado da saúde física e mental, através da aprendizagem da Capoeira Angola.
        As atividades de capoeira Angola foram realizadas as segundas e quintas-feiras, das 16:00 - 17:30h no território Jovem, sito à Rua Elias Maluf, 1080, Sorocaba (SP), em colaboração com a Secretaria da Juventude do município de Sorocaba (SP). Também em Sorocaba, em 2009 participa da atividade de Extensão intitulada “Capumaracatu”, visando contribuir para o desenvolvimento pessoal e social de adolescentes em idades de risco no bairro Nova Esperança, abordando temas como a cidadania, participação social e cuidado da saúde física e mental, através da aprendizagem da Capoeira Angola.
       As atividades de capoeira Angola foram realizadas as terças-feiras, das 16:00 - 17:30h, e aos sábados das 9:00 – 11:30h, no território Jovem, em colaboração com a Secretaria da Juventude do município de Sorocaba (SP). Ressaltamos que todas as atividades descritas acima sempre foram coordenadas e orientadas pelo mestre Pé de Chumbo.
         Em 2013 no mês de julho, o então Professor Mestrando Jurubeba é reconhecido como Mestre pelo Mestre João Grande, Mestre Pé de Chumbo, Mestre Felipe, Mestre Fernando, Mestre Augusto Januário e Mestre Roberval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário